• instagram
  • facebook
  • youtube

5 PASSOS DO PROCESSO DE LOCAÇÃO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ALUGAR UM IMÓVEL!!

É comum que as pessoas acreditem que alugar um imóvel é algo muito simples, mas encontrar uma casa ou apartamento, ideal para morar, exige muita pesquisa e análise. É necessário verificar o valor da locação, a infraestrutura da propriedade, a localização, entre vários outros fatores.

Já as questões burocráticas geralmente demandam tempo e geram mais dúvidas. Pensando nisso, nós da Empática Soluções Imobiliárias, queremos ajudar você que deseja otimizar o processo de locação. Vamos apresentar 5 pontos que você deve dar atenção na hora alugar imóvel com segurança.




1- Contrato

O contrato de locação é extremamente importante para garantir a legalidade e a segurança do acordo. Para isso, é fundamental que ele seja redigido corretamente, bem como devidamente assinado e lido com atenção pelas partes envolvidas. Todas as suas cláusulas precisam respeitar as regras determinadas pela Lei do Inquilinato.

Veja alguns dos principais aspectos que devem ser abordados e checados no documento.

-Dados pessoais e do imóvel (Informações pessoais do proprietário e do inquilino — como endereço, nome completo, números dos documentos etc)

- Valor do aluguel (data de vencimento do contrato de locação, bem como o tipo de reajuste utilizado).

-Descrição das despesas (IPTU, água, luz...)

2- Documentação

Como qualquer outra transação imobiliária, alugar um imóvel exige a apresentação de uma série de documentos. A lista pode variar um pouco de acordo com a imobiliária. Lembre-se de que o perfil do inquilino e a garantia locatícia, fazer a locação com fiador por exemplo, demandam a entrega da documentação de ambos. Vale lembrar que a documentação do imóvel também precisa ser examinada.


3- Lei do Inquilinato

A Lei do Inquilinato, nº 8.245/1991, foi criada com o objetivo de definir os direitos e deveres das partes envolvidas na negociação de locações imobiliárias. Isso significa que é imprescindível conhecer essa legislação antes de assinar um contrato de aluguel. A lei determina que o proprietário deve entregar o imóvel ao inquilino em plenas condições de moradia. Lei do Inquilinato estabelece que o inquilino precisa zelar pelo imóvel e entregá-lo nas mesmas condições em que recebeu. Para realizar reformas na propriedade alugada é preciso solicitar autorização ao proprietário, se a necessidade da obra surgir por conta de problemas anteriores à locação, os gastos são de responsabilidade do proprietário.


4- Vistoria

Como já foi dito, a Lei do Inquilinato é bem clara quando determina que o imóvel precisa ser entregue em condições apropriadas de moradia e que o inquilino deve devolver a propriedade da mesma forma que recebeu. Essas regras só podem ser respeitadas e, se for o caso, questionadas judicialmente, por conta da vistoria. Sendo assim, antes de assinar o contrato, é fundamental fazer uma vistoria detalhada na casa ou apartamento. Da mesma forma, no momento de entrega das chaves, uma nova verificação será realizada para observar se os acordos foram respeitados. Isso evita que você seja cobrado por problemas que o imóvel já tinha, por exemplo.

5- Garantias Locatícias

Por último, mas não menos importante, é essencial que você saiba que o proprietário pode exigir uma garantia locatícia. Ela serve para prevenir o dono do imóvel de ficar em prejuízo caso você não realize o pagamento do aluguel. A etapa é fundamental para que o negócio seja concluído e deve ser realizada com cuidado. Isso porque algumas alternativas não são muito vantajosas para o inquilino. Para alugar com fiador, por exemplo, é necessário encontrar algum familiar ou amigo disposto a ajudar e que preencha os requisitos estabelecidos pela imobiliária. Depois, é preciso entregar uma série de documentos e aguardar a análise para aprovação do cadastro.

Bom, agora que você já sabe esses 5 passos importantes em um processo de locação, conseguirá ter uma boa noção do que esperar quando for alugar um imóvel. Pode haver variação de imobiliária para imobiliária, por isso é extremamente necessário que você tenha um profissional qualificado, para evitar dores de cabeça desnecessárias nesse processo. Aqui na Empática, temos um setor de locação, com profissionais experientes e prontos para atendar suas demandas, da melhor forma possível.


Quer saber mais sobre os melhores imóveis para morar ou investir?


Entre já em contato conosco (16) 99215-6873


E nos sigam nas redes sociais, onde temos mais conteúdos sobre o mercado imobiliário e construção civil.


🔘 Facebook: https://www.facebook.com/empatica.si


🔘 Instagram: https://www.instagram.com/empatica.si/


🔘 WhatsApp: https://bit.ly/2CE1lrC


🔘 Tik Tok: https://www.tiktok.com/@empatica.si



icone-whatsapp.png