• instagram
  • facebook
  • youtube

COMO EVITAR RACHADURAS, TRINCAS E FISSURAS NA SUA OBRA?


Você está construindo ou pensando em construir, e vez ou outra se pegou pensado no terror de qualquer obra, as Rachaduras, trincas e fissuras? Será que elas podem ser evitadas logo no início da construção do imóvel?



Essas perguntas são recorrentes para quem está pensando em construir um imóvel, e sim, elas podem ser evitadas logo no começo da construção. Vem cá que eu te explico como.


Primeiro precisamos entender as diferenças entre, trincas, fissuras e rachaduras:

  • Rachaduras: Geralmente são maiores, mais profundas e acentuadas. Sua espessura é acima de 3 mm. Em muitos casos podem abrir pequenas frestas na alvenaria, possibilitando a entrada de luz, água e ar, isso pode ocorrer quando a estrutura de fundação começa a ceder. Seu nível de gravidade é urgente! Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.

  • Trincas: Não chegam a abrir frestas nas paredes, mas elas também podem atingir a parte estrutural, como pilares, vigas e lajes. Sua espessura é de 1 a 3 mm e a abertura é mais profunda e acentuada. Se identificada na parte estrutural pode considerar seu nível de gravidade urgente, agora se as trincas estiverem apenas nas paredes é necessário observar se estão aumentando ou não.

  • Fissuras: Podem ser confundidas com trincas mais leves, porém diferente da mesma, não chegam a atingir a alvenaria, ou seja, ficam apenas superficialmente, atingindo o revestimento e pintura da parede. A sua espessura atinge até 1 mm.

Você deve estar se perguntando: “Mas o que pode causar rachaduras, trincas e fissuras na minha obra?”. Bom para cada uma delas há um motivo:

As rachaduras podem ocorrer pelo excesso de peso de uma laje ou telhado mal calculados ou até mesmo o peso de uma caixa d’agua que está fora dos padrões que a estrutura suporta, tudo isso consequentemente distribui o peso de forma errada entre as vigas e pilares da construção, causando assim rachaduras estruturais.

As trincas e fissuras podem ocorrer pelos mesmos motivos das rachaduras, porém elas podem ou não estar ligadas com a parte estrutural de fundação da construção. Elas podem surgir pela falta de vigas e vergas estratégicas na obra ou até mesmo pela baixa qualidade dos materiais utilizados na construção.


Como você pode evitar que esses problemas surjam na sua obra?

Bom, a primeira coisa que você tem que pensar antes de construir, é que você precisa dos profissionais corretos, que tenham capacidade e know-how de como funciona uma construção. Ter um engenheiro(a) qualificado para fazer todos os cálculos da sua planta, para que esses e outro problemas sejam evitados desde o início da obra. Ter uma boa qualidade de materiais e uma boa execução da equipe de construção é fundamental para que nada saia fora do planejado. Investir na sua obra não começa nos materiais, e sim em ter uma equipe qualificada que faça com que seu imóvel tenha durabilidade e longevidade.


Quer saber mais sobre construção ou até mesmo fazer um orçamento conosco?

Entre já em contato pelo nosso whatsapp (16) 99215-6873 e nos sigam nas redes sociais, onde temos mais conteúdos sobre o mercado imobiliário e construção civil. Siga aqui nosso Instagram.


fonte: https://www.centerfertin.com.br/como-saber-se-a-trinca-ou-rachadura-na-parede-e-perigosa

icone-whatsapp.png